Votação

Onde será a próxima reunião anon?

26% 26% [ 5 ]
74% 74% [ 14 ]

Total dos votos : 19

Abril 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Like/Tweet/+1
Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking reddit  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo    

Conservar e compartilhar o endereço de Movimento BH em seu site de social bookmarking


[Noticia] Operação Grilo combate a venda ilegal de terras públicas em MG

Ir em baixo

[Noticia] Operação Grilo combate a venda ilegal de terras públicas em MG

Mensagem  Cogumelo em Ter 20 Set 2011, 18:23

http://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=168020
Operação Grilo combate a venda ilegal de terras públicas em MG

Nesta terça-feira, dia 20.09.2011, a partir das 06:00h da manhã, a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal realizam a operação policial intitulada de “GRILO”, cumprindo mandados de prisão, de busca e apreensão e de sequestro de bens em municípios localizados, em especial, na região norte do estado de Minas Gerais.

As investigações demonstraram que os investigados integram e lideram organização criminosa que vem atuando há vários anos, de forma absolutamente impune, principalmente na região norte do Estado de Minas Gerais, patrocinando grilagem de vastas extensões de terras públicas que são posteriormente vendidas a mineradoras, objetivando a exploração de jazidas de minério de ferro, recentemente descoberta, estimada em 10 bilhões de toneladas.

Para a consecução dos objetivos do bando, seus integrantes têm logrado êxito em perpetrar, de forma permanente e ininterrupta, uma série de crimes, dentre os quais os delitos de falsificação de documentos públicos e particulares, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, e “lavagem de dinheiro”.

As investigações comprovaram que as cobiçadas e vastas extensões de terras públicas situadas no extremo-norte do Estado de Minas Gerais, absurdamente valorizadas em razão de autêntica “corrida do ouro” ou do “minério de ferro” que se instaurou nessas paragens, tornaram-se alvo de intensas atividades especulativo-criminosas dominadas por vários grupos liderados especialmente por mineradoras, por empresas de exploração florestal, por Cooperativas de Silvicultores e por grileiros de terras que intentam se passar por corretores de imóveis de sucesso.

O esquema contava com a participação de servidores públicos vinculados à Autarquia Estadual (ITER/MG) que legitimavam a “posse” de terras devolutas por “laranjas”, que jamais tinham sido proprietários ou possuidores de terras na região. A seguir, numa outra operação fraudulenta, o agora proprietário vendia o referido título a pessoas físicas ou jurídicas intermedirárias que, ao final, negociavam a terra com grande mineradoras a preços astronômicos.

Segundo dados do ITER/MG, somente os municípios de Rio Pardo de Minas e Indaiabira, entre 2007 e 2010, foram responsáveis por 15,57% dos títulos distribuídos em Minas Gerais, sendo que somente Rio pardo de Minas foi responsável por 12,85%.

Em apenas um dos casos sob investigação, determinada mineradora comprou, efetuando pagamento único e em espécie, diretamente aos grileiros, vasta extensão de terras subtraídas do Estado de Minas Gerais pelo valor de R$41.000.000,00 (quarenta e um milhões de reais).

A Justiça Estadual/MG, para tanto, expediu 22 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária, além do seqüestro de R$41.000.000,00 (quarenta e um milhões de reais).

A operação tem repercussão em todo o Estado de Minas Gerais, sendo que as diligências serão efetivadas, além de Belo Horizonte, Oliveira e Divinópolis, em Rio Pardo de Minas, Salinas, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Janaúba, Curvelo, municípios estes localizados na circunscrição da Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros 85 Policiais Federais participarão da ação. Somadas, cumulativamente, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam os 30 anos.
avatar
Cogumelo
Membro
Membro

Mensagens : 39
Data de inscrição : 13/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum