Votação

Onde será a próxima reunião anon?

26% 26% [ 5 ]
74% 74% [ 14 ]

Total dos votos : 19

Novembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Like/Tweet/+1
Social bookmarking

Social bookmarking digg  Social bookmarking reddit  Social bookmarking slashdot  Social bookmarking yahoo    

Conservar e compartilhar o endereço de Movimento BH em seu site de social bookmarking


[Operação] Veto Popular

Ir em baixo

[Operação] Veto Popular

Mensagem  Zion em Dom 25 Dez 2011, 10:42

1 INTRODUÇÃO
Após a manifestação do dia 21/12 contra o aumento do salário dos vereadores, algumas pessoas foram para a câmara, presenciando cenas lamentáveis, estas pessoas conversaram e proporam uma ação em conjunto: conseguirmos aprovar o Veto Popular. Esta lei já existe em alguns países, e consiste em caso de rejeição de 1% da população( através de assinaturas recolhidas) de algum projeto aprovado pelos vereadores, este projeto somente seria aprovado após um plebiscito. O Veto Popular seria uma ótima forma do começo de uma democracia direta, o início de uma transição. A primeira pergunta que possa surgir é: por que eu acreditaria que os vereadores aprovariam isso? Teremos três coisas a nosso favor:
1 ANO DE ELEIÇÃO: O ano eleitoral sempre foi utilizado para pressionar os políticos, nessa época eles cedem um pouco mais.
2- INICIATIVA POLUAR: Como o projeto não seria proposto por um vereador, mas sim por iniciativa popular, através de 18 mil assinaturas ( esse número ainda não é fidedigmo, mas a intenção é recolher mais assinaturas ainda para aumentar a pressão) associando com o ano eleitoral, pressão popular, imprensa etc, os vereadores ficarão mais receosos em votar contra o VETO POPULAR
3-PRESENÇA FÍSICA: É de extrema importância lotarmos as galerias da câmara, ficar gente até do lado de fora. Os vereadores tem que temer o povo.
2 ETAPAS
Elaboramos os passos que devem ser seguidos para não metermso os pés pelas mãos. Em consenso chegamos nesta ordem:
2.1 ELABORAÇÃO DA LEI: O pessoal do jurídico tem que correr atrás da lei como ela é na europa, fazer as adaptações necessárias pra o Brasil e redigi-la em termos técnicos. Após isso uma reunião para explicar cada parágrafo da lei para que todos estejam bem embasados na hora de divulgar e explicar o Veto Popular
2.2 CRIAÇÃO DE UM GRUPO NO FACE: Após redigirmos a lei, vamos postar no face e usa-lo como divulgação( eu já até criei o grupo, só estou esperando sair colocarmos no papel o nosso projeto para começar a adicionar as pessoas). Blogs, twitter e outros meio também servirão como divulgação.
2.3 UNIÃO COM OS MOVIMENTOS: Além dos moviemntos que estavam presentes no dia da manifestação da câmara ( Fora Lacerda e Movimento Pró Educação), precisamos convocar todos os movimentos sociais possíveis, sindicatos, donas de casa, ciclistas, músicos, artesãos, enfim, temos que mobilizar a cidade. Aproveitar que estamos propondo algo que é um ponto de união com todos os setores da sociedade. Hoje em dia as manifestações perderam força porque só existe protestos em causa própria, da sua profissão, da sua região etc.As associações e sindicatos, que eram pra fortalecer, acabaram segregando a sociedade. Não que os sindicatos e associações tenham que terminar, mas é preciso um sinergismo entre elas, e o Veto Popular é uma ótima forma para que isso aconteça.
2.3 ESTABELECER PONTOS FIXOS E MÓVEIS PARA RECOLHER ASSINATURA: Cada movimento que aderir ao Veto Popular, estabelecer ,se possível, um ponto fixo para recolher assinaturas. Por exemplo, o ponto fixo do anonymous seria no OcupaBH. E os pontos móveis seriam lugares estratégicos onde as pessoas iriam para recolher assinaturas
2.4 ENCAMINHAR AS ASSINATURAS PARA A CÂMARA: Recolhidas as assinaturas, utilizaremos os procedimentos legais para o câmara colocar o Veto Popular em votação. Nesse momento a divulgação e os manifestos tem que intensificar.

3 PROCEDIMENTOS
3.1 REUNIÕES: As reuniões do anonymous semanais será de vital importância para organizar e agilizar a operação Veto Popular
3.2 PREPARAÇÃO: Uma preparação para as pessoas que vão abordar as pessoas para recolher assinaturas deverá ser feito, pois perguntase questionamentos sobre a lei serão feitas, a pessoa tem que estar firme, embasada. A forma da abordagem também deve ser trabalhada.
3.3 DIVULGAÇÃO: Cartazes, panfletos, vídeos, intervenções, tudo o que for possível.

CONCLUSÃO
Se conseguirmos êxito na Operação Veto Popular, pode ser um marco não somente no Anonymous, mas como em toda sociedade de BH. Um avanço rumo uma democracia direta, um exemplo que o povo pode mudar muita coisa e pode se tranformar num feito dominó, atingindo escala estadua e até federal. Então vamos nos organizar e colocar ação e agilidade nessa operação
avatar
Zion
Ativista Junior
Ativista Junior

Mensagens : 66
Data de inscrição : 02/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Operação] Veto Popular

Mensagem  URL em Dom 25 Dez 2011, 13:49

Eu discordo veementemente do grupo no face. Facebook só deve ser usado para informar em relação a alguma coisa que estiver acontecendo e temos grupos suficientes pra isso. Temos que manter as ações em uma via informativa.

___________________________________________________
URL
@AnonymousBH | @Fase2AnonBR

+ Permaneça em anonimato
+ Participe no nosso canal no IRC
+ Conheça os canais principais do Plano

anonymousbh.tk
avatar
URL
Administrador
Administrador

Mensagens : 455
Data de inscrição : 07/07/2011

http://twitter.com/AnonymousBH

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum